segunda-feira, 11 de novembro de 2013

LER POESIA ESTIMULA A MEMÓRIA AFETIVA



Ler poesia estimula a memória afetiva

Mais emotivo do que textos em prosa, 
poemas atuam em parte do cérebro 
ligada aos sentimentos.

 

INGLATERRA - Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Devon, Reino Unido, descobriu que a poesia atua em uma parte do cérebro responsável pela memória e pelos sentimentos. A pesquisa, publicada na revista “Journal of Consciousness Studies“, é um tentativa de conciliar ciência e arte, afirmam os cientistas.
 

As palavras lidas são processadas no cérebro ​​por uma “rede de leitura”, independente do estilo literário. Os poemas, no entanto, também afetam uma outra parte do cérebro que geralmente responde à música. De acordo com o estudo, a diferença está na emoção gerada no leitor.

Enquanto liam suas passagens favoritas de poesia e de prosa, os voluntários da pesquisa tiveram sua atividade cerebral monitorada por ressonância magnética. Por ser mais comovente, os poemas atingiam uma área do córtex posterior e do lobo temporal onde os pensamentos introspectivos são processados.

A pesquisa é a primeiro a medir diretamente a resposta do estímulo gerado pela poesia e pela prosa no cérebro.

- Algumas pessoas dizem que é impossível conciliar ciência e arte, mas as novas imagens do cérebro possibilitadas pela tecnologia nos dão um crescente corpo de evidências sobre como o cérebro responde à experiência da arte - disse Adam Zeman, que liderou a pesquisa. - Este foi um estudo preliminar, mas é tudo parte do mesmo trabalho que está nos ajudando a fazer análises psicológicas, biológicas e anatômicas dos sentidos da arte.

 

Fonte:http://oglobo.globo.com/saude/ler-poesia-estimula-memoria-afetiva-aponta-estudo-10337183

Nenhum comentário:

Postar um comentário