segunda-feira, 26 de agosto de 2013

VOCÊ CONHECE O CEARENSE ANTONIO BANDEIRA?

ANTONIO BANDEIRA PRECURSOR DA ARTE ABSTRATA NO BRASIL



O artista cearense Antonio Bandeira (1922/1967), É considerado um dos dez maiores pintores brasileiros e, certamente, o maior de sua geração, na verdade é um dos precursores da arte abstrata no Brasil, apresenta um conjunto de 70 obras, entre aquarelas, desenhos e pinturas. Artista pertencente à corrente abstracionista, sua arte é apaixonante. Influenciou gerações de artistas, bebeu na fonte do cubismo, do surrealismo e do expressionismo, ao mesmo tempo em que trata estas referências de uma forma absolutamente pessoal, realizando uma verdadeira “antropofagia pictórica”.


A obra intitulada de "Castelo, Lago e Cisne" foi pintada quando o artista ainda era adolescente, tinha a época apenas quinze anos, e hoje integra o acervo da família.



Antonio Bandeira, nasceu no Ceará em 1922. Aos 20 anos participou ativamente da cena artística em Fortaleza, com Aldemir Martins, Inimá de Paula, Mário Barata e Raimundo Cela criam o Movimento Modernista de Fortaleza, findo o grupo, enviou um trabalho para o Salão Paulista de Belas Artes no qual foi premiado com a medalha de Bronze. Morou no Rio de Janeiro por um ano, participando ativamente da vida intelectual da cidade. Voltou para Fortaleza em 1945 quando recebeu uma bolsa de estudos do governo francês e mudou-se para Paris. 




Sobre a obra do artista, Mário Barata diz que era “um revolucionário em arte. Leva uma bagagem onde há coisas notáveis. O desenho de Bandeira nada tem de educado, de estudado, é espontâneo, livre, audacioso. A paleta nunca é fixa, mutável como os assuntos. O que mais existe nos trabalhos de Bandeira é poesia, esta sim, perene”.




Com o golpe militar de 1964, o artista retornou a Paris, onde morreu em 1967, em virtude de anestesia utilizada em uma operação cirúrgica nas cordas vocais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário